terça-feira, 12 de julho de 2011

13/07 Dia Mundial do Rock


Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.

Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha um teor mais elevado, que era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser pelo menos minimizadas.

Dois shows foram realizados, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no não menos lendário JFK Stadium na Filadélfia (EUA).
Os shows traziam um elenco de megastars, como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, entre outros, alcançando uma audiência pela TV de cerca de 2 bilhões de telespectadores em todo o planeta, em cerca de 140 países.

Ao contrário do festival Woodstock (tanto o 1 como o 2), o Live Aid conseguiu tocar não somente os bolsos e as mentes das pessoas, mas também os corações.


No show da Filadélfia, Joan Baez abriu o evento executando "Amazing Grace", com cerca de 101 mil pessoas cantando em coro o trecho "eu estava perdido e agora me encontrei, eu estava cego e agora consigo ver". Este show marcou também a única reunião dos três sobreviventes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença ilustre de Phil Collins na bateria. No final deste show, Mick Jagger e Tina Turner juntos, cantando "State of Shock" e "It's Only Rock and Roll", com Daryl Hall, John Oates e os ex-integrantes dos Temptations, David Ruffin e Eddie Kendrichs fazendo os backing vocals.

Foi realmente um momento único na história do ROCK!
O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto e miserável da África.

Isso é a cara do ROCK AND ROLL!
ATITUDE!!!


A expressão, que literalmente significa "balançar e rolar", fazia parte da gíria dos negros americanos desde as primeiras décadas do século XX, para referir-se ao ato sexual.
Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950.
Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos EUA no final dos anos 40 e início dos 50, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica.

Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

No final dos década de 1960 e início dos anos 70, o rock desenvolveu diferentes subgêneros.
Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk-rock, o blues-rock e o jazz-rock; respectivamente.
Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros,tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock.

Já nos anos 80, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo.
E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desdea década de 1970, sintetizadores digitais.
Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são porvezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistentecontratempo e uma melodia cativante".
A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formandoum quarteto.

Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumentoenquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou doisguitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou trompetistas e atéinstrumentos como violinos com cordas ou cellos.

Artistas que marcaram a história do gênero com inovações bem rock ’n’ roll:

THE WHO
Pete Townshend foi o primeiro a quebrar a guitarra no palco, em 1964. No início, foi por acidente. Depois ele concluiu o “serviço” só pra ver a reação do público


THE BEATLES
Foram os primeiros roqueiros a lotar um estádio: o Shea Stadium, em Nova York, em 1965

BOB DYLAN

Lançou o primeiro álbum duplo de rock, o clássico Blonde on Blonde, de 1966

THE DOORS
Jim Morrison foi o primeiro roqueiro preso no palco – em 1967, por perturbar a ordem


STEPPENWOLF

A banda cunha o termo heavy metal na música “Born to Be Wild”, de 1968. Várias outras disputam o título de pioneira nesse subgênero, como Iron Butterfly, criada em 1966, e Black Sabbath, de 1968

ROLLING STONES
São os primeiros a “idolatrar o Diabo”, na faixa “Sympathy for the Devil”, de 1968. A letra não traz palavras explícitas de adoração, mas cria uma imagem glamorosa do capeta


RAMONES

Inauguram o gênero punk, em 1974 – embora há quem aponte os New York Dolls ou Stooges como precursores. Em 1975, surgem os Sex Pistols, primeiros punks do Reino Unido.


FALSOS PRIMEIROS
- “Rocket 88” já havia sido gravada antes por Jackie Brenston and His Delta Cats, mas era uma banda falsa: apenas a fusão de Brenston e o grupo Kings of Rhythm
- O disc jockey americano Alan Freed foi o primeiro a descrever o novo som que surgia com o termo rock and roll, em 1951.

Qual é o disco de rock mais vendido de todos os tempos?
por José Augusto Lemos

Nós apostaríamos em um empate técnico entre The Wall (1979), do Pink Floyd, e Led Zeppelin
IV (1971), do Led Zeppelin, ambos na casa das 40 milhões de cópias. É impossível obter uma resposta mais precisa, porque não existe uma instituição que levante os números de venda de discos em todo o globo. O Guinness, o "livro dos recordes", aponta como álbum mais vendido de todos os tempos Thriller (1982), de Michael Jackson, com vendagem hoje calculada em 47 milhões de cópias. Mas ninguém classificaria esse disco na categoria rock.

Qual é a banda de rock que está há mais tempo na estrada?

Os Rolling Stones, atualmente em mais uma de suas incontáveis megaturnês mundiais, estão fazendo 41 anos de palco. Batizada de Forty Licks Tour ("Turnê das Quarenta Lambidas"), a excursão foi iniciada no ano passado justamente para comemorar as quatro décadas corridas desde o primeiro show da banda, em 1962, no lendário Marquee Club, em Londres.
Da formação original, permanecem a dupla central Mick Jagger e Keith Richards e o baterista Charlie Watts, todos sexagenários, mas ainda capazes de empolgar as multidões que lotam estádios para vê-los em carne e osso tocando clássicos como "Satisfaction" e "Street Fighting Man".


Em segundo lugar, aparecem os também ingleses The Who. Liderado pelo guitarrista e compositor Pete Townshend, o grupo estreou em 1964 e se dissolveu em 1983 - mas nunca deixou de fazer reaparições esporádicas.
A banda estava às vésperas de uma grande turnê pelos Estados Unidos no ano passado, quando a morte do baixista John Entwhistle provocou o cancelamento de todos os shows.


O recorde dos Stones é superado, porém, pelos irmãos australianos Robin, Barry e Maurice Gibb, que compunham os Bee Gees. Na ativa desde 1958, o grupo faria 45 anos de carreira em 2003, mas declarou seu fim após o falecimento de Maurice, no último mês de janeiro.
O problema é que os Bee Gees não se encaixam em uma definição rigorosa de "banda de rock". Primeiro, porque sempre foram mais um grupo vocal, acompanhado por outros músicos. Depois, porque, alternando entre o pop romântico e o dançante (atingindo seu auge na didiscothèquescothèque dos anos 70), raramente puseram os pés no que chamamos de rock’n’roll.



Leia mais em: http://www.abril.com.br/dia_mundial_rock


Fonte: http://pt.wikipedia./wiki/Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário