sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Começa nesse Sábado dia 08 de Outubro a 5ª edição da MITI

A Miti vai converter a paisagem local, o cenário da cidade e os habitantes serão expectadores durante o mês das crianças. Para comemorar os cinco anos da MITI, foram selecionadas as trupes que vem de muito longe: Colômbia. De longe: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília. E de pertinho: Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

Nesta quinta edição, o público alvo continua sendo a criançada, serão 9 dias preenchidos com atividades, artísticas, lúdicas e pedagógicas e as ações serão realizadas no campus da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso em espaços diferentes, sendo: apresentações Teatrais no Teatro Universitário, as oficinas e Cine MITI serão no centro cultural e os shows e oficinas lúdicas no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT. Os espetáculos são abertos a todo o público.

O ingresso para cada apresentação é um brinquedo novo ou usado em bom estado que deve ser entregue na entrada de cada espetáculo, show ou exibição de vídeo. A participação das escolas requer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (65) 3028-6286 ou 6285. Os brinquedos arrecadados pela MITI serão doados para as entidades sociais em Dezembro.

A MITI é uma realização Acênica, com produção da Ação Cultural. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura e Prefeitura de Cuiabá. O Apoio é do DCE, Plaenge e Funarte. A Miti conta com a parceria da UFMT, PROCEV/UFMT e Teatro Universitário.

Abertura

A abertura oficial do evento ocorre no dia 08 de outubro, no Centro Cultural da UFMT, com o espetáculo QUIXOTE CABOCLO OU O POETA PATATIVA, da CIA da Tribo de São Paulo. A Peça é inspirada nos poemas de Patativa do Assaré onde um caboclo após aprisionar um pássaro conta histórias e causos de sua vida para que a ave volte a cantar. A Companhia usa linguagens do teatro popular como: teatro de animação, danças tradicionais e máscaras.

No Domingo dia 09/10, a partir das 16h iniciam os shows infantis que serão no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT, o primeiro é do Teatro Mosaico com o espetáculo SAMBALELÊ, que conta com três brincantes que podem também ser menestréis; capitães de mastro ou ritimistas de uma escola de samba, multiplicam-se em personagens alegóricos e conduzem o imaginário do espectador à uma viagem musical contagiante.



É um espetáculo para todas as idades e vale de canções de folguedos e de brincadeiras, que fazem parte do folclore brasileiro. Esta encenação tem uma proposta de interação com o público, que recebe na platéia instrumentos de percussão e é convidado a participar da musicalização durante o espetáculo.



Para fechar a programação o show CANTAR, CANTAR, CANTAR do Neae do Rio de Janeiro, é um show com histórias, brincadeiras e música. MUITA música!!! O grupo pretende passar com as crianças momentos de alegria e ludicidade através de atividades que trabalham conteúdos como o folclore brasileiro, a amizade e tudo que a imaginação mandar!

Continuando a programação vespertina do domingo, a arte ainda continua com as oficinas Brincando de Plantar, Cata Vento, Bandalho, Fantoche e Pará-quedistas que iniciam às 15h. Para participar dessas oficinas cada criança deve levar: uma garrafa pet c/ tampa, pode ser de 2 litros ou de 2.5, uma Caixa de tetra Pack (caixinhas de leite) e uma sacola plástica de mercado, tudo bem limpinho!

Oficinas
A programação também conta com oficinas para profissionais, sendo: Teatro de Mamulengos (Bonecos populares do Nordeste) no dia 14 das 9h às 18h com duração de 6h, essa oficina tem o objetivo de desenvolver a criação de bonecos típicos do teatro de mamulengo e aplicar as técnicas de manipulação e improvisação utilizadas numa apresentação como forma de divulgação e compreensão desse brinquedo popular. Já as oficinas técnicas contam com o apoio da FUNARTE e serão ministradas duas oficinas com 20h/aulas no período de 10 a 15 das 18h às 22h no centro cultural da UFMT, sendo: uma de Iluminação cênica pelo técnico Lorivaldo Rodrigues que tem o objetivo de ampliar e desenvolver a capacidade de criar e projetar a iluminação de um espetáculo, elaborando um plano geral de iluminação, instalação e adequação dos refletores a mesa de luz, bem como a afinação dos mesmos, preparar roteiros para operação da mesa. Já a oficina de sonoplastia quem ministra e o técnico Carlos Jerônimo que abordará o conceito de som, sonoplastia e as técnicas de sonoplastia para teatro. O Público-alvo são Artistas, Educadores e Interessados a partir dos 17 anos.

A inscrição é um brinquedo que deve ser entregue no primeiro dia e serão ofertadas 15 vagas em cada oficina. As inscrições podem ser feitas pelo blog www.mostrainfantil.blospsot.com.
A participação nas oficinas dá direito a certificado.

Saiba mais sobre a Miti
Realizada pela Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acênica), e produzida pela Ação Cultural, a Mostra Internacional de Teatro Infantil este ano ocorre ente os dias 08 e 16 de outubro. A primeira edição da Miti ocorreu em 2007.

A idéia de uma Mostra para o público infantil surgiu pela falta de perspectivas do teatro direcionado às crianças. “Partimos do princípio que além da falta de espetáculos, festivais e mostras para as crianças, nós não poderíamos de forma alguma subestimar a capacidade intelectual delas. Até então havia grupos que trabalhavam com espetáculos infantis, mas nenhuma mostra específica. Pensamos na Miti pra suprir essa demanda, que parecia não existir, mas existia”, relembra Eduardo Espíndola, coordenador geral da Miti.

O crescimento do projeto comprova essa demanda. O público saltou de cinco mil pessoas em 2007 para 30 mil pessoas em 2008 onde a MITI ocorreu durante um mês, em 2009 7 mil pessoas passaram pela mostra, em 2010 quando ocorreu em um Shopping da capital onde foi montada uma tenda de circo passou pelo espaço mais de 10 mil pessoas. Esse ano a expetativa segundo Espindola é de que em todas as ações da MITI recebamos mais de 12 mil pessoas. A mostra ao completar 5 anos já passou por ela 54 mil crianças, pais e professores que participam das programações que estão dividas em mostra de teatro, mostra de cinema, shows, oficinas e seminário. Espindola comenta que a mostra está crescendo com as crianças de Mato Grosso, hoje muitas crianças que passaram pela mostra em 2007 e 2008 já são pré-adolescentes e logo veremos eles contar essas histórias ao levar seus filhos. Outro ponto interessante é que 79% das crianças do ensino público, atendidas no agendamento, nunca haviam ido ao teatro antes da MITI. Dessa forma, houve um papel social importantíssimo nesses 5 anos que foi dar acesso e democratizar os bens culturais”, acentua Espíndola.
Comenta Espindola que esse ano conquistamos a confiança da Universidade Federal de Mato Grosso para realizar os espetáculos, as oficinas, os shows musicais, a mostra de vídeos e a miti ambiental. Uma parceria inédita através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) para promover as ações da Miti com os estudantes através da extensão universitária e a vivência acadêmica, além de integrar os estudantes da UFMT com a sociedade.

A MITI, nasceu com a finalidade de preencher uma lacuna no setor artístico e cultural de Mato Grosso, o fazer cultural para a infância e juventude. Hoje em dia, além de ter acesso a várias ações, projetos, sites e programações criadas exclusivamente para elas, as crianças deixaram de ser apenas receptoras de cultura e se tornaram, em alguns casos, produtoras de conteúdo cultural e artístico. Para valorizar e otimizar esse potencial, a Acênica promove ações em escolas com o tema meio ambiente, despertando a importância da preservação e provocando debates entre as crianças e a sociedade.

Links relacionados:

Blog Miti
Fotos
Fotos

Para mais informações, dúvidas ou entrevistas, fale com Imprensa Miti:

Email: vivienelozi@gmail.com
MSN: vivilozi@hotmail.com
Telefones: (65) 3028-6285 ou 8409-9629 (Viviene)

FONTE: MITI

Nenhum comentário:

Postar um comentário