quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lopes, o fim.


Rodrigo Lopes, mais conhecido como Lopes, ao lado de Danilo Sossai e Rubão Lisboa fez historia. Sim, fez história. Lopes, oficialmente, não existe mais. Exceto em nossas lembranças, nos CD’s, Chaveiros, etc.


Recebi essa notícia e senti o mesmo que você está sentindo agora, me senti em luto. Senti que perdi algo importante, senti que a cultura underground nacional e principalmente Cuiabá perdeu uma de suas principais referencias musicais do Rock N’Roll. Rock. Puro e básico. E cuiabano. De “chapa e cruz”.

Posso afirmar, e você, caro leitor, há de concordar, Lopes é a banda com o publico mais diversificado em Cuiabá. Não estamos falando de estilo. Estamos falando de qualidade musical e principalmente, em um lugar tão recheado de amadorismo, estamos falando de uma banda profissional. 

Riff’s sistematicamente embasados, numa sincronia impar, acompanhando de uma voz. Às vezes aguda, às vezes grave. Isso varia de acordo com a temática musical, se é música pro Calheiros, é grave. Pede pra sair, Calheiros, solicitava, não trava o país. Política, o tema preferido da banda sempre contextualizava cenas e protestos. Regionais ou não. Dizia: Chega, com esse jogo sujo, a América não sustentará mais esses vagabundos... um recado aos yankes, cantado em coro. Eu sou prova, já fui ao show da Banda Lopes debaixo de chuva. Quem aí se recorda da chuva do dia 31/03/2011? Show no Cavernas Bar, aniversário do Rodrigo Lopes? Choveu ou não choveu? O show estava programado para iniciar as 22:00 horas, a chuva impediu, o show começou mais de meia noite. Com casa lotada. Lotada.

Lopes vai muito além de Banda, de música, é relação de amizade com o publico. Os seguidores da banda, hoje, são fãs que viram e conheceram Lopes ainda em show nas escolas, lembra? E se você pensa que por essa e por outras tínhamos estrelas entre nós, engana-te, tínhamos e temos entre nós amigos, que tocavam para amigos, da forma mais profissional possível. 

Com dois CD’s gravados, um em 2008, ênfase para as músicas “Aonde está Bin Laden”, “Senhor Feudal”, “Mídia” e “Liberdade Pra Voar”, e um em 2010, ênfase para as músicas “Quem vocês pensam que são?”, “Mentiras”, “Brasil” e “Desencalha”, e no contexto geral, é válido ressaltar a paródia da música Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones, dos compositores Migliacci e Lusini, reproduzida pela banda Incríveis, no tempo da Jovem Guarda e imortalizada na voz de Humberto Gessinger, intitulada por Lopes como  "Era um Guri", contextualizando, de forma bem humorada a cultura e o falar cuiabano, confira abaixo:


A banda já passou por diversos estados como Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo, não esquecendo os vários shows em Cuiabá e no interior do estado.


Abaixo uma nota de Rodrigo, líder da Banda Lopes:

Venho amadurecendo essa idéia já faz um tempo, uns 06 meses mais ou menos, desde que comecei a minha formação para ser piloto de aeronave. Há uma semana atrás conversei com os meus companheiros de banda e, eles entenderam meus motivos e, não se opuseram, atitude que tornou a ação mais tranqüila. Os motivos são vários, mas, vou citar pelo menos dois, os principais e fundamentais: 

- Preciso estar com a minha cabeça pelo menos 90% vazia (já que 100% é impossível) para poder me dedicar a aviação, que a partir de agora será a minha prioridade e futura profissão.

- O segundo já é mais complexo, mas vamos lá. Durante 16 anos profissionalmente (pois dos 12 aos 15 foi o descobrimento), me dediquei a música na perspectiva de um dia viver (financeiramente) da mesma, nunca tive banda por hobbie, para comer menininha, pra ter acesso a drogas ou cachaça, e até mesmo para só “fazer um som”, o ultimo exemplo talvez seja o caso da maioria. Sempre me dediquei 100%, na tentativa de sempre fazer o melhor e ser o mais profissional possível. Com o LOPES, meu ultimo e definitivo projeto, estou desde 2004, ou seja 07 anos e, não vejo perspectiva nenhuma de alcançar o meu objetivo (viver de uma banda), o cenário Nacional de uma forma geral com algumas exceções é desolador, amador e desrespeitoso para com o “artista sério”. Não quero mais alimentar um sonho inalcançável. Ser independente é ser altamente dependente, o único caminho de verdade ainda é o mainstream, as gravadoras, Domingão do Faustão, rádios convencionais, MTV , etc. Mas esses com certeza só querem um rosto bonito que faça uma musica bem idiota, para agradar um povo mais idiota ainda, que é o Brasileiro (não é a toa que mais de 80% dos candidatos não passaram no teste da OAB, a trilha oficial hoje dos universitários é o “SERTANEJO UNIVERSOTÁRIO”). E assim resolvi dar um basta e abrir mão de um projeto que investi durante 07 anos, o LOPES. Desde já quero agradecer demais a todos que de uma forma ou de outra sonharam comigo, em especial minha esposa Caroline e meus companheiros de banda Rubão Lisboa, Danilo Sossai e não menos Ricardo Felippo. Sem drama nenhum, acreditem, não levo magoas e nem acho que foi “TEMPO PERDIDO”, mas, minha trajetória na música acaba aqui, pelo menos em banda, fazendo show, estou pendurando a chuteira, passando o bastão, e que venham as próximas gerações.
Resolvi escrever para evitar disse que disse e, para não ter que explicar para um por um isoladamente. Não vou mais conversar sobre esse assunto, o mesmo está sepultado. Lembrando que, o Estúdio Riff (ensaio, gravação e locação) continua firme e forte.

Abraço

Lopes.

Desejamos sucesso ao Lopes nessa nova empreitada, agradecemos aos anos dedicados ao Rock, puro e básico e aos demais integrantes, Danilo Sossai e Rubão Lisboa. Vocês, como Banda Lopes deixaram um legado. Vocês fizeram história. Influenciaram e influenciarão muitos artistas. Até breve.
 

10 comentários:

  1. Caraaa que triste isso
    o Lopes era uma das poucas bandas realmente BOAS nessa cidade, o que fica parece ser um vazio, sem querer pagar pau, mas o dificilmente outra banda vai chegar no mesmo patamar que o Lopes,
    Esse show de aniversário, me lembro muito bem kkkkk mesmo com a chuva paia que caiu uma galera foi lá curtir o show, que foi sensacional

    mas enfim a vida continua, boa sorte a todos eles, em especial ao Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito nisso, só pode ser brincadeira
    Puts estou pasmo

    ResponderExcluir
  3. morre o rock independente "profissional" em cuiabá.

    ResponderExcluir
  4. Perfeita a colocação do Anônimo acima. Morre o verdadeiro rock independente (Profissional) de Cuiabá.
    Se o LOPES desistiu, imagina a frustação das bandas amadoras de rock em Cuiabá?? Fica a reflexão...

    ResponderExcluir
  5. As palavras do Lopes são pesadas e dramáticas, pelo peso de seu realismo. É o desabafo de alguém que tentou, como vários que ainda tentam, com tudo que tinha viver de "música". Lamento profundamente que alguém com tanto talento desista da caminhada. Resta aos que continuam na luta se perguntarem: o sonho de viver de música, residindo em Cuiabá, é possível? Para viver de rock no Brasil é preciso se transformar em Teletubbie e cantar música ala Restart e cia?

    De qualquer forma, desejo boa sorte ao Lopes. A sua presença no palco sempre estará em nossas mentes!

    Abraços,

    Bruno Rodrigues (Tiasques/OCT)

    ResponderExcluir
  6. Foram guerreiros isso sim... eu que toquei de 2000 à 2007 e ja me via "dando murro em ponta de faca"... Desejo sucesso a todos da extinta banda e que Rodrigo, com a liçenca do trocadilho, "alçe novos vôos!" hehehh!!

    Nei Fidelis
    (ex-Ruzga / Mistymind / Braddo)

    ResponderExcluir
  7. Com certeza não foi jogado fora todo essa luta do LOPES, pois muitas bandas se inspiram em seu som, Rock puro, básico, pesado e super profissional, todos nós (Roqueiros) só temos que agradecer toda a sua contribuição para a cena Rock Cuiabana!!! que o Rodrigo consiga tudo o que ele almeja, pois ele é ótimo em tudo o que faz!!!! Sucesso em sua nova profissão!!!

    Grande Abraço!

    Maruca - Anhangá

    ResponderExcluir
  8. que ótima matéria... quem conhece a banda Lopes nunca esquece!

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte meu nobre amigo foi uma honra ter compartilhado deste sonho com você, Rubão, Felippo, Carol e tantos outros e mais uma vez fico admirado com sua coragem e determinação, não é fácil mudar nossas metas, nossos rumos e principalmente nossos sonhos.
    Você fez muito bem feito o que se propos a fazer, como tudo que conheci sobre você tenho certeza que a aviação vai ter muito a ganhar assim como Rock Brasileiro ganhou.

    Muito obrigado por sua música, seu profissionalismo e sua amisade.

    É uma honra te ter como amigo.

    Lopes
    Humano
    Vocalista (Lopes)
    Guitarrista (tantas bandas)
    Baixista (Lopes)
    Baterista (Anhangá antes e depois do Lopes na bateria)
    Compositor (tantas bandas)
    Técnico de Som (shows)
    Produtor (Estúdio RIFF)
    Professor (eu sou o aluno)
    Empresário (Estúdio RIFF)
    "lista muito grande" não vai caber no post...
    ...
    AMIGO (muita gente, selecionada)

    Danilo Sossai

    ResponderExcluir